terça-feira, 2 de outubro de 2012

O açúcar escondido



Sabia que uma lata de refrigerante contém o equivalente a cinco pacotes de açúcar que usamos no café? E que um boião de fruta para bebé pode ter tantos açúcares como uma mão-cheia de gomas?


Os mais variados e insuspeitos produtos, desde bebidas a medicamentos, contêm grandes quantidades de açúcares, muitas vezes de um modo disfarçado e quase sempre sem a refência à percentagem que é adicionada.

Os fabricantes usam e abusam dos açúcares, não só porque intensificavam o sabor doce, mas também porque funcionam como conservantes e podem melhorar a textura e corrigir a acidez dos alimentos. Sem darmos por isso, praticamente desde que nascemos, estamos a ingerir quantidades exageradas de açúcares e a viciar o paladar e o corpo.

Ao contrário do que poderíamos pensar, os bolos, chocolates, gomas e rebuçados estão longe de ser a única fonte de açúcares simples ingeridos ao longo do dia. Molhos como o ketchup, cereais de pequeno almoço, frutas em conserva, pão de forma embalado e muitos outros alimentos prontos a consumir fornrcem-nos o supérfulo "pó branco" portador de calorias que acabam por não queimar e acumular sob a forma de gordura.

Sem comentários: