quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fruta + queijo = dupla amiga da dieta


Comer fruta ao lanche é uma escolha saudável e pouco calórica. Mas, se a combinar com um pedaço de queijo (magro, é claro), fica ainda melhor para a dieta.
A proteína do queijo reduz a carga glicémica da fruta, fazendo com que ela sacie mais e engorde menos. Pode, por exemplo, combinar pêra ou maça com um queijinho fundido. As calorias dessa boa parceria: cerca de 120!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O peso da fruta!


Pêra 41kcal|100g

De acordo com a medicina oriental, a pêra ameniza o inchaço que muitas mulheres sentes no período menstrual. A pêra é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo. Rica em vitamina A e C, sais minerais e fibras, esta fruta é associada ao tratamento da hipertensão e obstipação. É também uma fonte de energia rápida e natural.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

-360 calorias por dia. Qual o segredo? Descubra


O segredo: inclusão de verduras e legumes no menu diário!

Se não gosta da textura das verduras e dos legumes, recorra ao truque de disfarçá-los nas receitas. De acordo com um estudo recente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os alimentos que vêm da horta ajudam a consumir até 360 calorias a menos por dia em comparação com as pessoas que passam longe deles. Isso porque são alimentos ricos em água e fibras, saciando mais sem engordar tanto.
Sugestões: transforme a sua sopa de legumes em creme e use no recheio de pastéis de forno ou de crepes e transforme os legumes (abóbora, cenoura, beterraba) em puré - sem manteiga, é claro!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

E porque hoje é sexta-feira...

Encharcada de requeijão. Uma sobremesa saudável e deliciosa.


Ingredientes
Para 8 pessoas

1 l de leite magro
30 g de farinha Maizena
4 ovos
70 g de açúcar light
180g de requeijão magro
1 limão
canela em pó


Coloque o leite num tacho com a farinha, uma casca de limão e leve ao lume, até que a mistura fique cremosa.

Bata o requeijão com o açúcar e adicione as gemas uma a uma, sem parar de bater.

Bata as claras até que fiquem espessas e junte-as ao creme de leite e ao creme de ovos

Leve ao forno durante 45 minutos a 180º.

Depois de frio, polvilhe com a canela em pó e pode adicionar frutos vermelhos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tem a tensão alta?


Se tem a tensão alta coma soja ou lacticínios magros.
Um estudo publicado no jornal da American Heart Association concluiu que trocar o consumo de hidratos de carbono refinados pela ingestão de produtos à base de soja e lacticínios magros pode ajudar a baixar a tensão arterial.
Os especialistas recomendam que não se ponham de parte os hidratos de carbono, preferindo as versões integrais, mais saudáveis para o organismo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Trabalhar engorda?

Setembro é, para a grande maioria das pessoas, sinónimo de regresso ao trabalho. Há estudos que defendem que trabalhar engorda, por isso saiba onde se esconde o perigo e fuja das armadilhas que estão à espreita em todos os escritórios. Leia a crónica aqui.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aqueça os seus pratos!


As malaguetas são uma excelente forma de temperar os alimentos sem juntar sal ou gorduras. Picantes, ricas em vitaminas, ajudam também a queimar calorias.
Aqueça os seus pratos!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sempre a queimar


Veja as calorias que pode gastar na execução das diferentes tarefas

Todas as actividades requerem energia.

Como se não bastasse, o exercício aumenta o metabolismo e por isso o organismo continua a queimar calorias durante cerca de 12 horas sem fazer nada.

Já viu? Em vez de dietas drásticas, basta-lhe mexer-se um bocado para começar a perder peso.


Gastos energéticos gastos por períodos de actividade de 10 minutos

Caminhar (ritmo lento)
25 calorias

Lavar a loiça ou levantar a mesa
25 calorias

Cozinhar
28 calorias

Limpar o pó ou aspirar
28 calorias

Caminhar (ritmo acelerado)
40 calorias

Hidroginástica
40 calorias

Dança
45 calorias

Limpar o automóvel
50 calorias

Andar de bicicleta (ritmo lento)
60 calorias

Aeróbica
60 calorias

Ténis
60 calorias

Nadar por lazer
60 calorias

Corrida (ritmo lento)
70 calorias

Natação (ritmo moderado)
80 calorias

Andar de bicicleta (ritmo moderado)
80 calorias

Corrida (ritmo acelerado)
100 calorias


Tenha em conta que o dispêndio calórico varia de pessoa para pessoa, consoante o peso. Os dados contidos nesta tabela correspondem ao gasto energético por uma mulher de 60 quilos.
Fonte Metabólica (www.metabolica.pt)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tomar o pequeno-almoço: sempre!


Tomar diariamente o pequeno-almoço é fundamental para quem pretende perder peso ou mantê-lo sob controlo. Ajuda a diminuir o consumo total de gordura e tende a reduzir o número de snacks por impulso entre refeições. Está provado que a toma diária do pequeno-almoço está directamente ligada a uma atitude mais positiva em relação à escola (crianças) ou ao trabalho (adultos), a uma melhor performance física e cognitiva, à manutenção de uma concentração constante de glucose no sangue, à prevenção da fome e consequente sobrealimentação no final do dia.
[in American Journal of Clinical Nutrition]

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fruta escolar


O Partido Socialista apresentou hoje um projecto que propõe a introdução obrigatória de fruta nas escolas. A iniciativa é semelhante ao regime já existente e já consagrado na lei da acção social escolar do regime do leite escolar. Trata-se de garantir que este direito ao consumo de fruta é colocado efectivamente na lei.
Sendo do conhecimento geral a importância do consumo de fruta e que os hábitos alimentares saudáveis quando são adquiridos na infância se perpetuam mais facilmente, espero que a proposta seja concretizada.

7 maravilhas da gastronomia portuguesa


Portugueses escolheram pratos típicos e que reflectem os valores tradicionais portugueses.
Alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada, pastel de Belém - são estas, de acordo com uma votação popular, as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.