terça-feira, 25 de outubro de 2011

Castanhas


As castanhas são dos alimentos mais antigos ingeridos pelo Homem, e são nutricionalmente ricas em vitamina C e vitaminas do complexo B, boas fornecedoras de minerais como o cálcio, o potássio e o magnésio e excelentes fontes de energia. A nível culinário são bastante versáteis. No passado eram usadas na alimentação do dia-a-dia, como acompanhamento, ou na preparação de sopas, purés, ensopados, guisados, e até no fabrico de pão, biscoitos ou bolos. Com a introdução da batata nos nossos hábitos alimentares o seu consumo foi gradualmente diminuindo. A época natural da castanha vai de fins de Setembro a meados de Fevereiro, mas podes encontrar no mercado castanha descascada e congelada, ao longo de todo o ano.

Retome o consumo, com moderação, deste fruto. Asse umas castanhas ou aventure-se a experimentar novas receitas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

III Ciclo de Cinema e Alimentação


A Associação Portuguesa dos Nutricionistas junta-se novamente à Medeia Filmes, para mais um Ciclo de Cinema e Alimentação! Participe!


Teatro do Campo Alegre
9, 16, 23 e 30 de Novembro
21h30
3,5€/bilhete

Durante 4 semanas, será possível (re)ver alguns filmes que raramente passam no cinema e debater os temas neles abordados por especialistas dessa área, meditando-se sobre o actual papel da alimentação na sociedade portuguesa.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

domingo, 16 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação: preço dos alimentos... da crise à estabilidade


A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), desde 1979, comemora no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação.
“Preços dos alimentos: da crise à estabilidade” foi o tema escolhido do Dia Mundial da Alimentação deste ano para provocar a reflexão sobre as causas da alteração dos preços e a importância da adopção de medidas estruturais que alterem esta situação, que traz vulnerabilidade ao sistema alimentar global.
Leia a crónica aqui.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

«Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»

Dias antes do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra no próximo domingo, a APCOI apresentou o que pretende ser um plano de ataque contra a tendência nacional de crianças com excesso de peso. Segundo dados da comissão Europeia, 14% das crianças portuguesas entre os seis e os oito anos são obesas e 32% têm excesso de peso.

Uma preocupação que deu origem à iniciativa «Heróis da Fruta». A partir de hoje e até ao dia 15 de Junho do próximo ano, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo, públicas ou privadas, estarão sintonizadas num objectivo comum. Uma experiência semelhante mas de âmbito local tinha já sido realizada em 2008 pela Vitamimos, parceira estratégica da APCOI. Segundo Mário Silva, presidente da associação, “a APCOI pretende replicar um projecto-piloto com provas dadas de sucesso a nível local e potenciar o seu impacto social para todo o país”.

Mediante inscrição no site do projecto, os professores de norte a sul do país terão acesso a um «Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta» para expor na sala de aula e premiar com uma estrela sempre que um aluno trouxer uma peça de fruta para comer ao lanche. Criar uma letra e um vídeo para o «Hino da Fruta» é outro desafio desta iniciativa, que levará às três escolas vencedoras aulas de culinária saudável, rastreios, actividades desportivas e animadores socioculturais, entre Março e Junho de 2012.

Dados de um estudo apresentado em 2011 na Conferência Internacional sobre Obesidade Infantil indicam que, em Portugal, apenas 2% das crianças consome fruta fresca diariamente. É a transformação deste cenário que move o projecto da APCOI, um “passo significativo para envolver alunos, pais, professores e auxiliares de educação na luta por um futuro mais saudável para as crianças portuguesas”, referiu Mário Silva.

Fonte: Jornal Público

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sintonize o seu relógio biológico e queime mais calorias


Durante a prática de exercício físico libertamos endorfinas, as hormonas da boa disposição. Fazê-lo quando a temperatura corporal é mais alta, garante menos dor e melhor desempenho, já que o tempo de reacção muscular será menor e o batimento cardíaco em repouso e a tensão arterial mais baixos.

O que fazer:
  • faça exercício depois das 17 horas, altura em que há melhor eficiência cardiovascular e muscular. A oxigenação e força muscular atingem o ponto óptimo às 18 horas.
  • evite fazer exercício físico à noite, pois as substâncias excitantes libertadas pelo organismo podem impedi-o de dormir.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O melhor remédio

Dores de cabeça

Em caso de um ataque inesperado de enxaqueca, a solução mais imediata é a cafeína. Beba uma chávena de café e junte-lhe o sumo de meio limão. Esta mistura também funciona de forma rápida e eficaz em caso de dores de cabeça resultantes de cansaço ou irritação. Em caso de enxaqueca, evite chocolates, vinho tinto, framboesas, abacate e queijo. Estes alimentos despoletam enxaquecas alimentares.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Proteínas Vegetais


Ervilhas, favas, feijão, lentilhas e grão são óptimas fontes de proteínas vegetais, pelo que a cozinha vegetariana utiliza muito estes alimentos. Estas leguminosas, além do teor proteico, também fornecem fibras, vitaminas do grupo B, ferro e magnésio.
A roda dos alimentos recomenda a ingestão de uma a duas porções (cerca de 80g de alimento cozinhado) diárias.
Pode consumi-las frescas, secas ou em conserva.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como resistir à tentação

Sejamos francos: não é fácil resistir àquelas coisas que nos fazem crescer água na boca. Por isso, mais vale ficar longe delas.
  • tenha noção de como vai organizar a despensa: comprar apenas o essencial.
  • leve uma lista de compras, feita de acordo com as indicações do seu nutricionista, sempre que vai ao supermercado e não compre mais do que tem anotado.
  • não entre numa pastelaria com muita fome, e saiba antes de entrar o que vai pedir.
  • algumas pessoas dizem sentir-se mais saciadas com bebidas quentes. Se for o seu caso, opte por uma caneca de leite magro com café ou uma chávena de chá.
  • quando for a um restaurante, peça imediatamente uma sopa de legumes.