quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dra, preciso engordar! II

Conheço vários casos de pessoas que não se sentem satisfeitas com o seu peso: são muito magras e querem engordar. Ao contrário do que se pensa, de uma forma geral, é mais complicado engordar do que emagrecer!
A presença às refeições de alimentos calóricos como doces, sobremesas, chocolate ou gelados não tem contra-indicações desde que continue a comer os alimentos reguladores como a fruta e legumes. Faça entre cinco a seis refeições diárias que incluam alimentos pouco volumosos mas energéticos como os frutos gordos, lacticínios inteiros ou meio gordos (nunca magros). Aumente o consumo de proteínas, pois são essenciais para a construção muscular, o que lhe permitirá ganhar e tonificar massa muscular.

Os seguintes alimentos podem ajudar, pois à partida são ricos em calorias, mas saudáveis! Gostando, tente comê-los com mais frequência:
avelãs, amêndoas, nozes, pinhões,...;
manteiga de amendoim: pode colocar no pão, batidos, tostas...;
frutos secos: figos, tâmaras, alperces, ameixas... (pode adicionar aos cereais de pequeno-almoço); azeite: use como tempero e na confecção;
batidos de fruta - para acompanhar as refeições.

Para que consiga comer mais quantidade em geral, evite comidas muito quentes, evite sopas - que enchem muito com poucas calorias -, por isso coma as verduras cruas ou ao vapor, evite beber água às refeições, para que caiba mais volume de comida.

Para ajudar a ganhar mais consistência muscular faça musculação e natação. O exercício físico é muito importante para que consiga ganhar peso sem ganhar massa gorda.

Sem comentários: